Ferramentas de metal-duro
Uma ferramenta em metal duro se refere a qualquer instrumento com uma ponta de metal duro que contenha uma base ou superfície de trabalho. Isto inclui ferramentas manuais, tais como chaves de fenda e serrotes, em larga escala. São considerados também equipamentos como roteadores ou máquinas industriais de corte. Muitos tipos de brocas usam partes de metal duro, assim como algumas ferramentas para madeira e serras apresentam lâminas de metal duro para corte. O metal duro (carboneto) usado para fazer estas ferramentas é uma mistura de carbono e outro elemento, geralmente o tungstênio ou o silício.
A ferramenta de metal duro, também chamada de ferramenta de carboneto padrão, não é produzida de metal duro puro. Em vez disso, a ferramenta é trabalhada em aço ou outro metal mais barato. A ponta de metal duro ou lâmina é então fixada à base de aço através de um processo de brasagem. Por exemplo, uma lâmina de serra de metal duro é construída principalmente de aço. Os dentes de corte em torno da borda da lâmina, que são feitos de metal duro, são, então, unidos à base circular para formar uma lâmina completa.
É bem raro os fabricantes de ferramentas de metal duro optarem por construir uma ferramenta de carboneto puro por uma série de razões. Em primeiro lugar, mesmo realizando um corte de excelente qualidade, este tipo de matéria-prima tende a ser demasiadamente frágil para uso como material de base. Já a construção de ferramentas de aço com a adição de carboneto melhora a resistência e a durabilidade do dispositivo, tornando o corte o mais forte possível. O carboneto puro também é muito caro, portanto, o uso de um material mais barato de base ajuda a tornar estas ferramentas acessíveis aos consumidores.
Modelos de ferramentas em metal duro oferecem muitas vantagens sobre as ferramentas de composição de aço padrão. Os tipos de ferramentas de carboneto tendem a se desgastar muito mais lentamente do que o aço, e são capazes de suportar altas