Ferramentas de aprendizagem virtuais
A evolução das tecnologias de comunicação reconfigurou a sociedade que vivemos. Segundo Weber (1987), comunidade funda-se em qualquer tipo de ligação emocional, afetiva ou tradicional. Juntamente com o uso da comunicação mediada por computadores nossas ligações tornaram-se virtuais. O ciberespaço, o virtual, é como um mundo paralelo ao “real”, onde podemos deixar nossas “impressões virtuais“.
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), locais de interação do espaço virtual onde se veiculam conteúdos voltados ao ensino-aprendizagem, geralmente têm suas atividades voltadas para o meio acadêmico e corporativo. As atividades e encontros são formais, há o indivíduo que acompanha o desenvolvimento do processo (tutor).
Comunidades virtuais (CV) em geral são espaços sociais de interação e discussão que reúnem pessoas com interesses em comum para troca de conhecimentos e experiências.
É grande a variedade de ferramentas disponíveis para a utilização nos espaços virtuais (blog, wiki, fóruns online, áudios, vídeos, etc). A grande diferença é o método de abordagem desses ambientes. Enquanto que no AVA há uma metodologia de aprendizagem e objetivos definidos, nas CV a organização varia de acordo com o interesse e necessidade dos envolvidos.
Destacamos a seguir algumas vantagens da utilização das CV como uma ferramenta que auxilia a aprendizagem para professores em formação:
Participantes com interesses em comum, mas com níveis de conhecimentos diferentes, favorecendo a troca de experiências;
Liberdade de participação. Os participantes podem eleger quais discussões ou atividades que realizarão, de acordo com seus objetivos;
Comunicação informal.
Uso de materiais autênticos:
Christopoulos, Tania Pereira. A sustentação das comunidades virtuais de aprendizagem e de prática. Disponível em: Acesso em: 07 dez 2013.
LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.