Ferramentas da Qualidade
Desde a década de 50 passou-se por uma verdadeira revolução, nunca a qualidade dos produtos/serviços foi tão discutida, estudada e aplicada. Mestres como Walter Shewart, William E. Deming e Kaoru Ishikawa desenvolveram ou ajudaram a disseminar algumas das técnicas conhecidas como “ferramentas da qualidade” que permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões.
As sete ferramentas da qualidade podem ser utilizadas para coleta, processamento e/ou disposição das informações sobre a variabilidade dos processos. Os processos são as combinações de equipamentos, insumos, métodos ou procedimentos, condições ambientais, pessoas e informações do processo ou medidas, tendo como objetivo a fabricação de um bem ou o fornecimento de um serviço (WERKEMA, 1995).
Portanto, este trabalho tem como objetivo mostrar e analisar as sete ferramentas básicas da qualidade juntamente com os quatorzes pontos da melhoria de Chilip Crosby.
2- FOLHA DE VERIFICAÇÃO
2.1- DEFINIÇÃO:
É a ferramenta da qualidade utilizada para facilitar e organizar o processo de coleta e registro de dados, de forma a contribuir para otimizar a posterior análise dos dados obtidos.
Uma folha de verificação é um formulário no qual os itens a serem examinados já estão impressos, com o objetivo de facilitar a coleta e o registro dos dados.
Toda Folha de Verificação deve ter espaço onde registrar o local e a data da coleta de dados, além dos nomes dos responsáveis pelo trabalho e pela verificação. O layout da Folha de Verificação depende do uso que se fará dela.
2.2- CONSTRUÇÃO:
Estabelecer qual evento está sendo estudado;
Definir sobre o período durante o qual os dados serão coletados;
Construir um formulário claro e de fácil manuseio certificando-se que todas as colunas estão claramente tituladas e que há espaço suficiente para registro dos dados; e
Coletar dados consistentes e honestamente.
2.3- VANTAGENS:
O uso das folhas de verificação