Ferramentas da Qualidade
HISTOGRAMA
O histograma é uma ferramenta gráfica que consiste em um gráfico composto de barras verticais, sendo muito útil para:
Identificar o tipo de distribuição que rege o processo;
Identificar possíveis causas especiais de variação;
Analisar a influência das causas comuns; Confrontar a variação obtida com as especificações. Antes de estudar a construção de um histograma, faz se necessário o conhecimento de algumas ferramentas auxiliares tais como folha de verificação e folha de frequência.
ESTRATIFICAÇÃO
É uma ferramenta na qual uma determinada informação é dividida em classes ou categorias, permitindo uma análise mais detalhadas.
É útil para analisar casos onde podem existir fatos que estão mascarados. Muitas vezes, quando olhamos apenas uma parte de uma situação, não conseguimos ter uma ideia do todo. Com a estratificação, conseguimos avaliar a influência de cada parte no todo de uma situação.
Ex: Ao analisar o gráfico abaixo, poderíamos ser levados a dizer que o nº de acidentes nesta fábrica vem caindo gradualmente.
1
Mas ao olharmos a estratificação, percebemos que os fatos estão mascarados. Realmente os acidentes vêm diminuindo no Setor A, entretanto estão aumentando no Setor C.
FOLHA DE VERIFICAÇÃO
É uma planilha utilizada para o registro de dados. O uso da folha de verificação torna a coleta de dados mais rápida e automática. Para entender a afirmativa, imagine que um supervisor precise anotar a dimensão de peças produzidas por seis operadores que utilizam três máquinas, em dias diferentes da semana. Se o supervisor fizer anotações em folha de papel, perderá tempo e, eventualmente, esquecerá de anotar informações essenciais. A tarefa fica mais fácil quando se resume ao simples preenchimento de uma planilha. Toda folha de verificação deve ter espaço onde registrar local e data de coleta, além do nome do responsável pelo trabalho. O layout da folha de verificação depende do uso