As Regiões Hidográficas Brasileiras
A Bacia do rio Paraguai consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo rio Paraguai e seus afluentes. Esta é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro. Abrange áreas dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mapa da região hidográfica do Rio Paraná
A região hidrográfica do Paraná abrange porções dos territórios dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.
Bacias Hidográficas que abrangem:
Bacia das Cinzas – totalmente inserida no estado do Paraná, a bacia abrange uma área de drenagem de 9.645 km². O Rio das Cinzas, principal do Norte Pioneiro, nasce em Piraí do Sul e deságua no Rio Paranapanema, na divisa de Santa Mariana e Itambaracá.
Bacia do Iguaçu – abrangendo os estados do Paraná e de Santa Catarina, além de uma parte em território argentino, a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu chega a cobrir uma área próxima a 72.637,5 km².
Bacia de Itararé - com uma área total de 5.187 km², a bacia está entre os limites de São Paulo e Paraná.
Bacia do Ivaí – localizada na região Noroeste do Paraná, a bacia do Ivaí tem a cabeceira situada em Irati e a foz no Rio Paraná, no município de Icaraíma.
Bacia Litorânea – ocupando uma área de 6.022,493 km², a bacia abrange os municípios de Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.
Bacia do Paranapanema I – com a agropecuária como principal atividade econômica, a bacia do Paranapanema I tem uma área de 1.246 km² e destaque para os Rios Lambari e Fartura.
Bacia do Paranapanema II – a bacia do Paranapanema II têm uma área de 695 km² e uma grande cultura de cana-de-açúcar. As principais cidades são Santa Mariana e Cornélio Procópio.
Bacia do Paranapanema III – formada pela área de drenagem de 12 afluentes do Rio Paranapanema, a bacia abriga o Parque Florestal de Ibicatu, no município de Centenário do