ferramentas da qualidade
1. INTRODUÇÃO
A melhoria da qualidade implica em decisões baseadas em fatos reais.
A obtenção desses fatos reais só será possível, mediante a utilização de ferramentas que permitam quantificar e qualificar as informações geradas pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ou Sistema de Gestão Integrado (SGI).
A lógica presente, nessa temática, é que o produto final corresponde à soma total de diversos processos distribuídos pelo ciclo de vida do produto.
O objetivo principal é atingir níveis mais altos na qualidade do produto, exigindo assim um contínuo monitoramento, controle e melhoria dos respectivos processos.
1.1 A Garantia da Qualidade
O que é? É a parte orientada da gestão da qualidade, no sentido de gerar confiança quanto ao cumprimento dos requisitos da qualidade.
1.2 Por que garantia da qualidade?
O mercado ao exigir mais garantias e responsabilidades originou o conceito de garantia da qualidade. Diversas normas foram desenvolvidas: as normas NBR ISO 9001, 14001 e outras, estabelecendo os requisitos a serem atendidos pelos fornecedores. Nesta linha, surgiram dois conceitos importantes: o de prevenção e o de comprovação. 1.3 Surgimento
A implementação dos sistemas de garantia da qualidade teve um grande impulso na década de 80 quando diversas empresas que implementaram estes sistemas, somente para cumprir uma formalidade, começaram a constatar que a sua utilização poderia trazer uma grande contribuição para a melhoria da qualidade e da produtividade.
A partir do esforço de reconstrução do país após a segunda guerra, a indústria japonesa surpreende o ocidente ganhando liderança em diversos setores, fortemente alicerçada pela qualidade de seus produtos e pela superioridade de seus sistemas de gestão da qualidade.
Para fazer a distinção entre a