Ferramentas da Qualidade
1. O 5s
Os 5s teve inicio no Japão na década de 60, com a necessidade de combater as sujeiras das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo país, devido ao fim da Segunda Guerra Mundial, que os deixaram sem recursos, destruídos e com a população em pânico.
Com o sucesso do Japão com essa prática, outros países começaram a disseminá-la em diversas situações.
Os cinco sensos que dão origem ao Programa 5s tem sua origem nas iniciais das palavras japonesas seiri, seiton, seiso, seiketsu, shitsuke. Em português são conhecidos como os sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. a. O 5S é um sistema organizador, mobilizador e transformador de pessoas e organizações. Assim como as filosofias do justin-time (no tempo certo), kaizen (melhoria contínua), controle de qualidade total, jidoka (autodetecção) e manutenção produtiva total, o 5S também aponta para a melhoria do desempenho global da organização.
A satisfação do cliente, qualidade, segurança, motivação e a economia de recursos escassos são as metas principais deste programa. Propõe criar as condições básicas ao desenvolvimento de organizações responsáveis socialmente, sem perder de vista o seu objetivo principal, seja este o lucro ou a utilização plena dos seus recursos.
A motivação coletiva é um conceito chave neste sistema. Motivar as pessoas para a ação, para agir com entusiasmo e para comprometer-se dando o melhor de si são requisitos fundamentais para alcançar a qualidade total.
Os objetivos centrais do processo 5S consistem em melhorar o ambiente de trabalho, promovendo o bem-estar dos funcionários e aumentando sua autoestima; racionalizar o uso de documentos, materiais e equipamentos; reduzir custos e agilizar os processos de trabalho; facilitar a participação de todos e o inter-relacionamento pessoal, estimulando a execução de tarefas em equipe, e contribuir para a melhoria da imagem da instituição.
Os