Ferramenta de Qualidade - PDCA
AUXILIAR ADMINISTRATIVO INDUSTRIAL
CICLO PDCA
RONDONÓPOLIS – MT
2013
DEBORAH SILVA
ELOÍSIO BRUNO
KARINA SANTOS SILVA
JÉSSICA STANGUERLIN
RENATA SANTOS
WENDELL DIAS
WÉRIK EMANOEL
´
CICLO PDCA
Este trabalho tem por finalidade apresentar de forma prática do Curso de Auxiliar Administrativo Industrial – Ferramentas de Qualidade do Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial.
Orientador: Wildmis Soares
RONDONÓPOLIS – MT
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O ciclo PDCA, foi desenvolvido por Walter Andrew Shewart na década de 20, mas no inicio a ferramenta começou a ser conhecida como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por William Edwards Deming. É uma técnica simples que visa o controle do processo, podendo ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização. Sendo um método que visa controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades de uma organização. É um eficiente modo de apresentar uma melhoria no processo. Padroniza as informações do controle da qualidade, evita erros lógicos nas análises, e torna as informações mais fáceis de entender. A revolução da Qualidade ocorrida no Japão teve como uma das bases estratégicas o melhoramento da qualidade em um ritmo contínuo e revolucionário. A revisão das normas ISO 9000 reforçou a importância da melhoria contínua nos processos da empresa, exigindo registros que comprove que a empresa teve, de fato, melhoria em seu sistema.
2. PRECEDENTES DO PDCA
A origem do PDCA se deu a partir do ciclo de Shewhart, Engenheiro americano e que foi o introdutor do controle estatístico para o controle da qualidade. Mas os fragmentos que lhe deram origem se desenvolveram ao longo de, pelo menos, 300 anos de pensamento filosófico. Desde o período conhecido como revolução científica, no século XVII,