joao e o pé de feijao
CURSO - ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA- QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA
PROFESSOR- MARCELO OLIVEIRA SANTIAGO
RELATÓRIO SOBRE A IMPORTÂNCIADA QUÍMICA NA ENGENHARIA CIVIL
AUTOR:
ARTHUR AIRES LIMA
JUAZEIRO DO NORTE, JULHO DE 2013
INTRODUÇÃO:
O engenheiro civil é o profissional responsável por gerenciar,planejar ou executar obras das mais diversas funções, desde casas a pontes e barragens. Para tanto, é imperativo um grau amplo de instrução nas áreas do conhecimento científico, como a química. O engenheirocivil necessita de uma base sólida em química para que este possa entender as diversas caraterísticas da matéria disponível no meio e molda-la para que desempenhe uma função na obra que o profissionaldeve executar. Um exemplo da importância da química nesse contexto se dá pelas estações de tratamento de água ou esgoto (ETA ou ETE).
Uma ETA tem como função remover poluentes e agentes nocivos àsaúde dos efluentes líquidos advindos tanto do ambiente natural quanto do social. Dentre as técnicas aplicadas para tal finalidade se encontra a determinação da DQO (demanda química de oxigênio) daamostra de água.
DESENVOLVIMENTO:
Na análise da composição de recursos hídricos é comum se deparar com compostos orgânicos advindos tanto do meio natural quanto do despejo de efluentes industriais edos dejetos produzidos pela sociedade. Com o intuito de elaborar técnicas de purificação da água, entre outros motivos, surge um parâmetro denominado Demanda Química de Oxigênio (DQO). “DQO é aquantidade de oxigênio necessária para oxidação da matéria orgânica de uma amostra por meio de um agente químico, como o dicromato de potássio” (CEBESB-SP). Em seu princípio a DQO assemelha-se com outroparâmetro, a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), que mede a quantidade biodegradável da matéria orgânica. De fato, ambos são fundamentais para a o tratamento de efluentes líquidos.