A importância da ferramenta da qualidade e do ciclo pdca
Apesar do tema “Qualidade” já ter sido tão explorado, sua definição clara ainda torna-se um desafio. Com isso muitas organizações encontram dificuldades para medir, controlar e gerenciar a qualidade.
Segundo Garvin, 2000, “qualidade é a totalidade de aspectos e características de um produto ou serviço que propiciam a habilidade de satisfazer dadas necessidades”.
A qualidade origina-se com aspectos internos e externos da organização, como projetistas, produtores, usuário e clientes. Aspectos e características são os elementos dos produtos/serviço, processo ou projeto que provocam satisfação ou insatisfação do usuário/cliente, o que depende de percepção de que tal produto/serviço vai atender ou se vai exceder às suas necessidades ou expectativas.
A partir das definições de qualidade, o presente trabalho visa reforçar conceitos da ferramenta PDCA como proporcionadora do alcance da qualidade, bem como analisar a possibilidade de resolução de problemas através de sua eficiente utilização.
A importância da ferramenta da qualidade e do ciclo PDCA
Para entendermos as vantagens do ciclo PDCA, faz-se necessário conhecer do que se trata essa ferramenta que tem levado várias organizações a reconhecerem as vantagens competitivas que sua correta implementação proporciona.
Segundo Gomiero, 2012, o ciclo PDCA trata-se de uma ferramenta estratégica, cujo principal objetivo é o de manter todas as atividades da empresa sob controle, tanto as operacionais como as administrativas. Um perfeito sincronismo entre os diferentes processos e etapas, que se relacionam entre si formando um todo, único e integrado, garante o resguardo e a conservação dos padrões de desempenho ideais.
O ciclo PDCA é desenvolvido em quatro etapas, como segue:
1. Planejamento: é o início de tudo. O passo que consiste em definir todas as metas e objetivos que a empresa pode atingir, assim como as formas, os meios e as ferramentas que serão usadas com vistas a alcançar o sucesso do