Resenha ciclo PDCA
O ciclo PDCA como ferramenta da qualidade total
Trabalho elaborado para a disciplina de
São José 2013
Resenha do artigo: O CICLO PDCA COMO FERRAMENTA DA QUALIDADE TOTAL
Leider Simões, neste artigo busca verificar a importância do PDCA na gestão da qualidade total, através do método de revisão bibliográfica, utilizando os seguintes autores Kume (1993), Werkema (1995) e Vieira (1999).
Em um primeiro momento o autor afirma que Walter A. Shewhart propôs o uso de gráficos para controlar e analisar dados na gestão de qualidade, na década de trinta, mas que o controle de qualidade ganhou forças durante a segunda guerra mundial, quando surgiu a necessidade de os Estados Unidos produzirem armamentos, em grande quantidade, com qualidade e preços baixos. O autor a seguir define o controle de qualidade como
[...] ações utilizadas para solucionar os problemas que acabam resultando em produtos com defeitos, utilizando-se de inspeção, registro e coleta de dados que acarretam em erros, análises e propostas para melhorar a qualidade dos produtos.
Nos parágrafos a seguir, Simões conceitua produtos defeituosos como problemas, que são o resultado de processos ineficientes, que por uma série de ocorrências, ocasionou em um produto com defeito, ou sem qualidade.
A seguir o autor apresenta a problemática do artigo: como tratar esses problemas, como identifica-lo e analisa-lo considerando fatos inesperados e dados históricos? Ele afirma que essas questões surgiram porque as organizações não conseguiam descobrir as verdadeiras causas dos problemas e não conseguiam assim resolvê-los.
No décimo parágrafo o autor afirma que o ciclo PDCA foi introduzido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, ele aqui omitiu a informação de que quem difundiu o uso do controle de qualidade no Japão na década de 50 foi William Edward Deming, razão pela qual o ciclo