Fernando Hernandez
INTRODUÇÃO
Fernando Hernández nascido em 1952 na Espanha é Doutor em Psicologia e professor de história da educação artística e Psicologia da Arte na Universidade de Barcelona. Hoje com 62 anos dedica-se a lutar pela inserção dos projetos didáticos na escola. Escritor dos livros: transgressão e mudanças na educação, organização de currículo de projeto de trabalho, cultura visual, mudança educativa, e projeto de trabalho, a formação do professor e o ensino de artes visuais.
O educador espanhol defende a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas, essa é a principal proposta de Hernández. Ele se baseia nas ideias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com o fim e da teoria com a prática. “Comecei a me questionar em 1982, quando uma colega me apresentou a um grupo de docente,” lembra. “eles não sabiam se os alunos estavam de fato aprendendo. Trabalhei durante cinco anos com os colegas e, para responder essa inquietação, descobrimos que o melhor jeito é organizar o currículo.”
7
Fernando Hernández
A organização do currículo deve ser feita por projetos e trabalhos, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que formam um projeto incentivam os alunos a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, Todo projeto precisa esta relacionado com os conteúdos, para não perder o foco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão do trabalho.
O que é um projeto de trabalho? Segundo Hernández a organização do currículo por projetos de trabalho é uma forma de organizar os conhecimentos curriculares. Métodos globalizados: Centrado no aluno e em suas necessidades educacionais. Por que projetos? Porque eles “geram um alto grau de autoconsciência e de significatividade nos alunos, com respeito à sua própria aprendizagem.”(1998)