Fermentação
Disciplina: Processo de Conservação em Alimentos
Professor: Eduardo Borges
Aluna: Karine Cristina Gonçalves Pinheiro
Principais alimentos obtidos por: Fermentação láctica, alcoólica e acética
Ituiutaba/Dezembro
Introdução
Fermentação vem a ser um processo utilizado pelas bactérias para obter energia, não utiliza oxigênio e decorre no citoplasma das células, sendo que cada etapa é catalisada com a ajuda de diferentes enzimas. Algumas indústrias se utilizam desse processo na produção de alguns produtos por meio das fermentações lácticas, alcoólicas, acéticas (que estão mais detalhadamente à frente).
Fermentação láctica
A fermentação lática e a secagem ao sol constituíam os melhores métodos de preservação de alimentos. Entretanto, com o advento na industria de conservas, houve uma modificação nos hábitos alimentares. Agora, os alimentos (vegetais) obtidos por fermentação lática são usados na alimentação com a função de condimentos.
Os mais importantes produtos de origem vegetal, obtidos, total, ou parcialmente, por fermentação lática são picles, chucrute e azeitonas. No Brasil a fabricação desses produtos não é de grande importância. Na região sul do país são estes os produtos mais aceitos do que em outras regiões, principalmente por causa da população de descendência germânica.
A fermentação lática do leite, encontrada na elaboração de manteigas, queijos e leites fermentados, não será por nos incluída no presente tópico.
Fermentação alcoólica
É um processo que resulta na transformação de açucares solúvel em etanol, como produto principal. Essa transformação é feita graças à presença de certas enzimas elaboradas por leveduras. Entre as leveduras mais utilizadas na fermentação alcoólica encontra-se varias cepas de Saccharomyces cerevisiae, usadas em: panificação, cervejaria, destilaria e elaboração de vinho (os quais são os principais produtos formados por