Trabalho infantil
A primeira parte coube a PREPARAÇÃO para a atividade.
Certifiquei-me sobre o material necessário (especialmente revistas e jornais), e percebendo que a quantidade disponível na escola não era o suficiente, convoquei o grupo para arrecadar o material e encorajei-os para trazer o que pudessem de casa ou de qualquer outro lugar, pois utilizaríamos para a confecção expositiva de um trabalho coletivo. Após o envolvimento de todos, mostrando responsabilidade, interesse e motivação, conseguimos nos apropriar de todo material necessário para a realização do trabalho. Partimos então para a segunda etapa do trabalho que foi a realização da ATIVIDADE 1:COLAGEM GERAL, onde após dividi-los em grupos, conversamos sobre os diversos temas que cada grupo poderia escolher para a colagem.
Como esta turma não é muito numerosa, coube dividi-los em 3 grupos de 6 alunos cada, onde o tivemos apresentados os temas : férias, família e amigos. Obs.: Pedir aos grupos para manter o tema de suas colagens em segredo e, pedir aos outros para adivinhá-lo foi uma ótima ideia, pois enriqueceu a atenção a atividade.
Assim que terminamos o primeiro exercício de colagem, tranquilizei os grupos e conversamos sobre o tema da nossa segunda colagem: o trabalho infantil.
Ofereci o mesmo espaço de tempo que tiveram na primeira colagem para esta de agora. Desafios, diálogos, brincadeiras, humor e competitividade, de forma positiva, permearam o desenvolver de todo o trabalho em os grupos.
Com os trabalhos concluídos, expostos e apreciados por todos, iniciamos a etapa final da DISCUSSÃO FINAL, onde tivemos como eixo o fato de que o trabalho infantil é uma das piores violações aos direitos humanos e que, apesar disso, continua a prosperar no mundo todo. E o que é pior: parte da mídia ainda dá pouca atenção a este fenômeno que permanece, assim, invisível.
4-Apresentação dos resultados e as considerações sobre o trabalho.
No decorrer da discussão