Fundamentos do comportamento de grupo
Grupo, de dois ou mais indivíduos interdependentes em interação, que se juntam visando um determinado objetivo. Os grupos normalmente passam por uma sequencia padronizada em sua evolução, são cincos os estágios: formação; tormento; normalização; desempenho e interrupção.
Usados em grupos temporários e possui uma sua própria sequencia de ações (ou inações); 1- o encontro (contato) serve para determinar a direção de grupo; 2º - A primeira parte dos grupos; 3º - acontece uma transição, o grupo percebe que já gastou mais da metade do seu tempo alocando para o seu funcionamento NADA além de distribuição de tarefas; 4º - essa transição gera mudanças importantes; 5º - segue depois outra fase de inércia; 6º - o ultimo encontro é caracterizado por atividades marcadamente aceleradas.
Equipe de solução de problemas: normalmente compostas de 5 a 12 membros de um mesmo grupo que se reúne por horas ou semanas/mensais para discutir formas para melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.
Equipes de trabalho autogerenciais : normalmente composto por 10 a 12 membros que realizam trabalhos de muitos relacionamentos ou interdependentes e assumem muitas responsabilidades, inclusive de chefes/supervisores.
Equipes multifuncionais: normalmente formados por funcionários do mesmo nível, de setores diferentes e que se juntam para cumprir tarefas. Grupo de trabalho: é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro com seu desempenho em sua área de responsabilidade. Os grupos de trabalho não tem necessidade nem oportunidade para se engajarem em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto. O desempenho é a somatória das contribuições de seus membros.
Equipe de trabalho: é aquela em que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das entradas (contribuições) individuais. Existem três tipos de equipe: equipe de soluções de