Democracia
255 palavras
2 páginas
Conceito nascido na antiga Grécia com um significado diferente da dos dias de hoje.Características principais:
Competitividade política (mais do que um partido);
Eleições regulares e honestas;
Baseada nas liberdades civis: Liberdade de Expressão; Liberdade de Discussão; Liberdade Pertença a Grupos; Liberdade Política.
Democracia – Globalização
Intrinsecamente ligadas
(Se não existisse Democracia, a Globalização não se teria propagado – como é o caso dos países não democráticos – e se não houvesse Globalização a Democracia não se teria espalhado pelo mundo tão rápida e eficazmente como aconteceu)
Principais Impulsionadores: Revolução Americana, Revolução Francesa, Revolução Industrial
--> Expansão da Democracia ainda que exista um aparente desinteresse e desconfiança nos políticos e nas suas decisões.
--> Embora a Democracia apresente várias falhas, a Fé neste sistema político mantém-se sendo este visto como a melhor política a adoptar. Contudo o constante aumento da abstenção nas eleições e as manifestações contra os vários sistemas políticos leva a pensar que a Democracia começa a perder poder.
Comunicação Social como Messias da Democracia. Porquê?
Os Órgãos de Comunicação Social funcionam como reguladores entre a população e os políticos, apresentados as virtudes e os defeitos da Democracia. Exemplo do autor: Não existe mais corrupção agora do que antigamente, mas agora (e muito graças à Comunicação Social) esta é descoberta com mais frequência.
Existe portanto uma questão premente:
Será que a Democracia será ultrapassada por outro sistema político que inspire mais confiança ou será que o aperfeiçoamento desta (também devido a uma maior relevância dos Órgãos de Comunicação Social) levará a uma permanência “infinita” da