Fermentação do Pão
O pão levedado foi inventado no Egito, há cerca de 6 000 anos atrás, seria descoberta a fermentação.
Acredita-se que os primeiros pães eram feitos de farinha, misturada ao fruto do carvalho. Eram alimentos achatados, duros, secos, e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, era necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas.
Existem dois tipos de pão: o Levado e Ázimo.
O Pão levado,é o pão que se acrescentou à massa uma levedura ou fermento geralmente cozido (assado) num forno, produzindo pães mais ou menos macios, em que a massa cozida tem espaços com ar.
O pão ázimo, não fermentado, que produz pães geralmente achatados, mais consistentes; estes podem ser cozidos no forno ouassados numa chapa (ou frigideira), ou mesmo fritos.
FERMENTAÇÃO
A fermentação é um processo utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, pães e outros alimentos. Hoje sabemos que os processos fermentativos resultam da atividade de microrganismos (Levedura Saccharomycescerevisiae). Utilizando o conhecido ‘’Fermento Biológico’’.
Essa levedura tem duas funções:
- Favorecer a maturação da massa
- Produzir gás para arear a massa do pão
O mecanismo de formação de gás consiste na transformação do açúcar em gás carbônico e álcool.
O gás produzido vai-se acumulando dentro da massa e, se o glúten tiver a “força” adequada para reter esse gás, ele vai-se acumulando na massa e esta vai crescendo dando a sua elasticidade.
Essa produção depende da presença da levedura na massa e da quantidade de substrato que a farinha contém.
O crescimento da levedura da massa depende da quantidade inicial: uma quantidade