A origem do pão
Existem dois tipos básicos de pão:
O pão levedado, a que se acrescentou à massa levedura ou fermento geralmente cozido (assado) num forno, produzindo pães mais ou menos macios, em que a massa cozida tem espaços com ar.
O pão ázimo, não fermentado, que produz pães geralmente achatados, mais consistentes; estes podem ser cozidos no forno ou assados numa chapa (ou frigideira), ou mesmo fritos.
Índice [esconder]
1 Etimologia
2 História do Pão
2.1 Surgimento do pão
2.2 A Fermentação
2.3 O Pão no Antigo Egito
2.4 Em Israel
2.5 Na Antiguidade Clássica
2.6 Na Idade Média
2.7 Na Idade Moderna
2.8 A Industrialização do Pão
3 Como fazer pão
4 Tipos de pão
4.1 Pão integral
5 Consumo de pão
6 Ver também
7 Referências
Etimologia[editar | editar código-fonte]
"Pão" origina-se do latim pane1 .
História do Pão[editar | editar código-fonte]
Amassar o pão manualmente
O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. O pão foi produzido pela primeira vez há 6000 anos.
Surgimento do pão[editar | editar código-fonte]
Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.[carece de fontes]
Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho (chamado bolota, lande ou noz). Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes