fenômenos químicos e físicos
Fenômenos químicos e físicos
Nome
Turma
Agosto de 2014
Fenômenos Físicos:
Os fenômenos físicos são aqueles onde as propriedades da matéria não se alteram (ponto de fusão, ebulição, etc), e onde não haja mudança na sua constituição atômica: derretimento do gelo, ebulição, dissolução de sal ou açúcar em água, são fenômenos físicos, pois mantém suas propriedades intactas, bem como a composição química. No caso da dissolução do sal (NaCl) em água, a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-, quando a água evaporar, esses íons e ânions vão se juntar novamente e reconstituir o sal.
Exemplos:
A fusão do gelo A ebulição da Água
O acender de uma lâmpada, entre outros... Cortar o papel com uma tesoura
São os que se relacionam com a luz, o som, o magnetismo, a eletricidade etc. Eles não alteram a composição nem as propriedades químicas das substâncias.
Fenômenos físicos são aqueles que não provocam a transformação de novas substâncias. Quando você rasga um papel, por exemplo, ele não deixa de ser papel, só muda a sua forma.
Fenômenos Químicos:
Um fenômeno químico acontece quando há uma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos (na maioria das vezes irreversível). Por exemplo, a combustão. Um comburente (pode ser gasolina, álcool, etc) é combinado com oxigênio (O2) gasoso, liberando calor e produzindo um óxido. Os óxidos gerados mais comuns são o CO, CO2, H2O, etc.
Alguns exemplos de fenômenos químicos: Combustão (queima) Ferrugem (o ferro reage aos poucos com o oxigênio, causando oxidação) Fotossíntese (a planta captura CO2 da atmosfera e o transforma em seiva, liberando O2)
Digestão (ácidos (HCl, por exemplo) presentes no estômago destroem as moléculas de alimento)
Resumo: Quando dois ou mais compostos mais simples se combinam para formar um mais complexo.
Decomposição: uma molécula complexa decompõe para tornar mais