necessidades humanas
Objetivando busca uma melhor compreensão de alguns elementos fundamentais sobre a pirâmide das necessidades, de acordo com a concepção do autor.
Abraham H. Maslow (1908-1970), renomado psicólogo norte-americano, natural de Nova Iorque, criado no Brooklin. Passou por uma infância complicada em razão da miséria de sua família, no entanto, sua condição infeliz não impediu que se dedicasse aos estudos, pelo contrário, encontrava neles uma saída para sua dura realidade.
No que diz respeito a sua personalidade, Maslow era diferenciado, pois conduzia suas pesquisas de forma atípica com relação a outros estudiosos da psicologia. Buscava compreender o que contribuía para a saúde mental positiva, bem como, suas consequências.
A motivação está diretamente ligada à satisfação das nossas necessidades (Maslow,1970)
Maslow se destacou pelo desenvolvimento da Teoria da Motivação Humana ou a Pirâmide das Necessidades, é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, existe uma ordem de necessidades a ser suprida, e que após essa necessidade sanada o individuo buscará satisfazer outra nova necessidade, fazendo assim com que o individuo busque através das conquistas a sua auto realização.
Segundo, Maslow(1943) "[...] à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo para aspirações cada vez mais elevadas[...]"
PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES
Necessidades fisiológicas
Formam a base da pirâmide. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos