Necessidades Humanas
Entende-se por necessidades humanas a sensação de falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la. Em termos econômicos, as necessidades humanas dividem-se em três categorias:
a) Primárias : São aquelas essenciais a sobrevivência humana, também chamadas de necessidades elementares, pois são comuns a todas as pessoas. As principais necessidades primárias são: alimentação, vestuário, habitação, saúde, educação e lazer.
b) Secundárias ou Supérfluas : São as que aparecem à medida que o grau de socialização do indivíduo vai se desenvolvendo. Por conseguinte, é necessário algum tempo para que as mesmas se incorporem aos hábitos de consumo da pessoa. Exemplos: ato de fumar, de beber e os demais vícios.
c) Coletivas ou Públicas : São aquelas cujo volume de recursos e meios para satisfazê-las ultrapassam as possibilidades do indivíduo isoladamente, daí serem atendidas pelo Poder Público. Exemplo: segurança, comunicação, justiça, dentre outros.
Os Bens e Serviços
De modo geral, pode-se dizer que Bem é tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas. Por essa razão, um Bem é procurado porque é útil.
1. Classificação dos Bens 1.1. Quanto ao caráter:
Livres : Existem em abundância, em quantidade ilimitada, e podem ser obtidos ou utilizados com pouco ou nenhum esforço humano. Nessa categoria estão inseridos a luz solar, o ar, o mar e outros que podem ser assim conceituados. São assim considerados porque satisfazem necessidades, mas cuja utilização não implica em relações de ordem econômica; não têm preço ou dono.
Econômicos : São relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano na sua obtenção. A característica básica dos bens econômicos é o fato de terem um preço.
Pergunta: O que é necessário, basicamente para a elaboração ou fabricação dos bens ou ofertas dos serviços econômicos?
1.2. Quanto à Natureza:
1.2.1 Bens de consumo: Estes podem ser subdivididos em bens