Necessidades humanas
Ciência: Psicologia
Nível: intermediário.
Vamos falar um pouco de Psicologia, para expandir nosso campo de conhecimento. Entraremos agora em um campo de pesquisa que tenta explicar a motivação humana, a teoria da Hierarquia de Maslow das necessidades.
Introdução
Ao contrário da maioria dos estudiosos, Maslow preferiu estudar pessoas consideradas 'exemplares' ao invés das instáveis, neuróticas, etc. Entre seus materiais de estudo estavam Albert Einstein, Jane Adams e Eleanor Roosevelt.
Maslow propôs uma pirâmide que separa as necessidades humanas por prioridade, gerando uma hierarquia na qual baseou seus estudos. Ordem de importância
Cada camada da pirâmide, segundo Maslow, possui uma ordem de importância. O primeiro nível é o das necessidades fisiológicas, enquanto os demais têm um caráter mais psicológico. Os itens deficientes precisam ser tratados primeiro, e assim que são satisfeitos, a busca pelas necessidades das camadas acima geram o que chamamos de crescimento pessoal.
Um nível da pirâmide só entra em foco quando o nível inferior é completamente satisfeito, e uma vez que um nível é atingido, ele ganha prioridade sobre os níveis inferiores. Contudo, se um conjunto de necessidades de um nível inferior deixar de serem satisfeitas, nossa prioridade muda momentaneamente para aquele nível, priorizando nossa atenção e nossos esforços. Essa volta de nível não é permanente, uma vez em um nível superior, devemos sempre mantê-lo em atendimento.
Necessidades fisiológicas
É a parte mais óbvia e simples da pirâmide, composta pelas nossas necessidades básicas: dormir, comer, água, etc., incluindo-se o sexo neste nível.
Segurança
Com os níveis fisiológicos relativamente satisfeitos, a necessidade de segurança toma conta de nosso comportamento. Sempre estamos em busca de segurança pessoal, financeira, de saúde, etc.
Necessidades sociais