• Fenômenos Químicos e físicos
Introdução
• Fenômenos Químicos e físicos
A matéria existente constantemente passa por vários fenômenos. Estes fenômenos podem ser físicos ou químicos, dependendo das transformações ocorridas com a matéria durante o processo
A separação dos fenômenos naturais em físicos e químicos foi criada para facilitar o estudo e a compreensão (CONSTANTINO et al., 2004, p. 211).
Os fenômenos físicos são caracterizados por não alterar a natureza do material, ou seja, o material ou substância não perde sua característica estrutural fundamental: a estrutura das suas moléculas. Elas podem se agitar, se desarrumar, porém, não se modificam estruturalmente (FELTRE, 2004, vol 1, p. 61). No geral, possibilitam que a substância volte ao seu estado inicial.
Já as transformações químicas são caracterizadas pela quebra das moléculas das substâncias que reagem entre si, os reagentes e seus átomos que se reagrupam de formas diferentes das iniciais, formando novas substâncias – (FELTRE, 2004, vol 1, p. 61).
Esses fenômenos ocorre facilmente em uma experiência , podendo encontrar características tanto de transformação química quanto de transformações físicas em um mesmo fenômeno,
Em geral, durante uma transformação química, ocorre liberação de energia (em forma de calor, luz ou explosão), liberação de gases, mudança de cor ou formação de precipitado (FELTRE, 2004, p. 62), podendo ocorrer mais de uma manifestação em uma única reação.
Objetivo
Verificar por meio de experimentos o que são fenômenos físicos e químicos, como eles ocorrem e quais as suas diferenças.
Materiais
Bico de Bunsen
Pinça de madeira
Tela de amianto
Tubo de ensaio
Suporte para tubos de ensaio
Becker