O Planeta Terra - Aviação
A Meteorologia sempre influi de maneira decisiva nos vôos, desde pequenas restrições a determinadas atividades aéreas, tais como aerofotogrametria, até mesmo impedindo quaisquer tipos de vôo. Alguns fenômenos meteorológicos chegam até mesmo a significar sério risco, tanto para o piloto como para a aeronave. A presente publicação tem por finalidade dotar os pilotos dos conhecimentos básicos necessários ao reconhecimento das situações adversas, que signifiquem não só fator restritivo à atividade aérea, como também venham a implicar em risco iminente.
JOÃO BATISTA REBELLO CABRAL AUTOR
1 O PLANETA TERRA
1.1 INTRODUÇÃO
A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, girando em torno do Sol com uma órbita elíptica (movimento de translação), cuja volta completa tem a duração de 365 dias e 6 horas. Durante a translação o planeta ocupa posições distintas no espaço ao longo da volta dada por ele em torno do Sol, apresentando duas posições extremas, os solstícios, sendo eles assim conhecidos: Periélio, posição extrema mais próxima (22 de dezembro) e Afélio, posição mais afastada (21 de junho).
Apresenta ainda, duas posições médias, os equinócios. O equinócio vernal ocorre em 21 de março, enquanto que o equinócio outonal acontece em 23 de setembro. O movimento de translação proporciona o aparecimento das estações do ano.
A Terra executa também, simultaneamente à translação, um giro em torno de si mesma (movimento de rotação). Este movimento propicia o aparecimento dos dias e noites.
Observa-se que devido ao anteriormente relatado o planeta apresenta sobre sua superfície regiões com aquecimento diferenciado. Delimitadas ao Norte e ao Sul pelos círculos polares Ártico e Antártico (66o 33’) estão as regiões mais frias. Acima destas, em direção ao meio do planeta até as latitudes de 23 27’ (Trópicos de Câncer ao Norte e Capricórnio ao Sul) estão as regiões