Artigo cientifico - gps
Gerson Neves
Lucas Cartaxo
1 INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade o ser humano busca meios de se localizar, tanto para exploração do lugar em que vive, como também para se deslocar de um ponto a outro com segurança. Essa preocupação, fez-se com que os princípios de localização passassem por algumas etapas até serem modernizados e chegar à era tecnológica atual. Antigamente as pessoas usavam seus próprios métodos de localização, tais como:
Marcar rastros, pontos significativos de referências de posição, montanhas, rochas, curvas de rio etc. Até que surgiram os mapas que ilustravam os pontos geográficos e suas distâncias. Foi nessa época que foi desenvolvido o conceito de Norte e sul, em relação à linha do Equador e, Leste e Oeste, em relação ao meridiano de Greenwich.
Pouco depois foi desenvolvida a bússola, que até hoje é usada em navegações. No meio aeronáutico não poderia ser diferente, pois a cada dia tem crescido e desenvolvido conceitos e equipamentos que facilitam e proporcionam agilidade e segurança as navegações.
Como o GPS de uso civil ainda está sujeito a erros. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) não permite que o sistema seja usado para planejar voos e também de forma primária, mas ele pode ser usado como referência na navegação. Com isso, está sendo desenvolvido um sistema mais seguro que possa ser usado com mais confiança, sendo mais preciso assim colocando aeronaves próximas umas das outras sem ter risco de colisão. Washigton Machado, Diretor Presidente da Fundação Serviços de Defesa e Tecnologias de Processos (SDTP), diz que: tal sistema, quando totalmente implementado, terá a capacidade de prover continuamente informações de posição acurada e tempo exato para todas as aeronaves em voo aio redor do Planeta, possibilitando navegação em rota direta e aproximações e pouso em condições de visibilidade e condições meteorológicas extremamente baixas.
Através do GNSS, as aeronaves poderão transmitir as