Fenômenos físicos e químicos
1) Aquecimento do magnésio
Materiais:
- Pedaços de magnésio
- Um azulejo
- Pinça metálica
- Vela
Procedimento:
- Fixar uma raspa de magnésio numa pinça metálica. Levar à chama da vela até a emissão de luz. Observe e anote.
2) Sublimação do iodo
Materiais:
- Cristais de iodo
- Béquer
- Vidro relógio
- Tripé
- Vela
- Água
Procedimento:
- Colocar dentro de um béquer algumas esferas (cristais) de iodo, e colocar o béquer sobre o tripé de ferro, disposto sobre a vela. Tampar o béquer com um vidro de relógio, dentro do qual foi adicionado água, e aquecer os cristais de iodo. Observar e anotar.
3) Entalpia de cristalização Tiossulfato de sódio
Materias e regentes.
- Pipeta
- Tubo de ensaio
- Becker
- Água quente
- Termômetro
- Água
- Tiossulfato de sódio
Procedimento
- Adicionar 3, 5 g de Tiossulfato de sódio, medir a temperatura e anotar , adicionar 1 ml de água, observar areação endotérmica, colocar em banho Maria aquecido, manter o tubo de ensaio em banho Maria ate a dissolução do sal, após a dissolução do medir a temperatura, retirar do banho Maria, deixar temperatura ambiente e observar a cristalização do sal.
4) Chuva de Ouro
Materiais
- Solução de PbNO3
- Solução de KI
- Béquer
Procedimento
- Adicionar, a um béquer, um pouco de cada solução. Observar o que acontece.
5) Ponto de Fusão da Estearina
Materiais - estearina (vela comum); - 1 béquer de 250 mL; - 1 tripé com tela de amianto; - 1 suporte universal; - 1 termômetro (-10°C a 110°C); - 2 tubos de ensaio de 50 mL. Procedimento
- Cortar a vela em pequenos fragmentos. Num tubo de ensaio, colocar os fragmentos até a borda superior do tubo de ensaio. Num béquer que contém água previamente aquecida coloque o tubo de ensaio com a estearina para que ela possa fundir. Após ter fundido o material colocar no interior do tubo o termômetro. Deixe esfriar até a cristalização total da massa.
-