Fenômenos físicos e químicos
Qualquer modificação operada nos corpos, pela ação dos agentes físicos ou químicos, cientificamente observada é um fenômeno.
Uma substância sofre transformação física quando não há alteração na sua natureza atômica. Esses fenômenos são passageiros, duram somente enquanto persiste a causa que os provoca.
Uma substância sofre transformação química quando há alteração na sua natureza atômica, o que impede a sua recuperação, originando uma nova substância. Podemos saber se ocorreu um fenômeno químico por comparação das propriedades dos produtos formados. Uma comparação das propriedades como cor, sabor, odor, solubilidade, e estado físico, indicam normalmente se houve ou não formação de novas substâncias.
No relatório, serão discutidas vários fenômenos químicos e físicos, sendo os mesmos demonstrados através dos experimentos realizados no laboratório.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Fenômenos Físicos e Químicos
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico.
Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.
Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.
O fenômeno químico altera a natureza da matéria. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria. Veja a demonstração com o papel:
Fenômeno Químico: Queimando o papel ele deixa de ser papel;
Fenômeno Fisico: Quando rasgamos o papel ele continua sendo papel mesmo tendo mudado sua forma.
OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho com prática em laboratório é diferenciar experimentalmente, um fenômeno físico de um fenômeno químico.
MATERIAS E REAGENTES