Estudante de Direito
Um estudo sobre o Estado, sobre o Poder e a Politica.
VIDA E OBRA: Thomas Hobbes (1588-1679) foi teórico político, filósofo e matemático inglês. Nasceu na Inglaterra, no dia 5 de abril de 1588. Era filho de um vigário, e teve sua tutela confiada a um tio. Estudou em Malmesbury e Westport, entrando mais tarde para Oxford, cuja educação era de teor aristotélico e tomista.Thomas Hobbes morreu no dia 4 de dezembro de 1679, com 91 anos, depois de ter escrito, já na velhice, a tradução da "Ilíada" e da "Odisseia" para a língua inglesa. Principais obras: Leviatã (1651) Do cidadão (1651)
O ESTADO LEVIATÃ
JUSNATURALISMO: “O homem como lobo do próprio homem” Hobbes afirmava a inexistência da lei quando o homem se encontra em sua condição natural. A ausência de lei ocorre porque falta à lei natural os requisitos básicos que tornam um enunciado reconhecido como lei: o legislador competente e reconhecido e que a reconheça; a escrita, requisito essencial o que torna possível o conhecimento de todos e a obrigatoriedade.
CONTRATUALISMO: discorre sobre o estado de natureza, o contrato social que os indivíduos tiveram necessidade de firmar e o governo soberano devido a insegurança em relação à possibilidade de uma atitude hostil que leva ao ataque seja para vencer o outro ou como meio para se defender de uma possível agressão. Está declarada a guerra de todos contra todos. Os indivíduos sentem então a necessidade de um pacto social em que todos abram mão de sua liberdade e dos direitos que possuíam no estado de natureza. O pacto social é formado para garantir paz e segurança aos indivíduos em troca da sua liberdade e direitos.
ABSOLUTISMO: Defensor do absolutismo estatal do Rei, Thomas Hobbes criou uma teoria que fundamenta a necessidade de um Estado Soberano como forma de manter a paz civil. Ele defendia o Estado todo poderoso, com o poder centralizado nas mãos de um monarca com a finalidade de defender os cidadãos.
CARACTERISTICA DO ESTADO