fenómenos luminosos
Reflexão
Quando uma onda de luz entra em contacto com uma superfície reflectora ela sofre uma mudança em sua direcção, ou seja, ela retorna até seu ponto de origem a esse fenómeno é denominado Reflexão.
Existem dois tipos de reflexão:
- Reflexão Difusa: quando um raio entra em contacto com uma superfície irregular
- Reflexão Regular: quando um raio entra em contacto com uma superfície totalmente correcta, polida (esta reflexão faz com que nós consigamos enxergar o ambiente).
Existem também duas leis:
1ª Lei: O raio reflectido e o raio incidente são coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano.
2ª Lei: o Ângulo de reflexão é igual ao de incidência.
Refracção
A refracção é a passagem de uma onda de luz de um meio para o outro.
Quando o raio de luz for perpendicular ele não sofre mudança de direcção, ao contrário de quando o raio é oblíquo. Quanto maior for o índice de refracção em um determinado meio, menor será a velocidade da luz nesse mesmo meio.
Existem duas leis para a refracção:
1ª Lei: O raio incidente, a normal e o raio refratado são coplanares, ou seja, eles pertencem ao mesmo plano.
2ª Lei: É usada para ajudar a calcular o desvio dos raios de luz ao entrar em outro meio. Ela também é conhecida como Lei de Snell.
Difracção
Difracção é quando uma onda passa por uma fenda e sofre um espalhamento ou seja quando uma onda que, se propaga linearmente, passa por uma fenda, ela passa a vibrar para todas as direcções.
Interferência
E quando a propagação de uma onda passa por uma fenda e sofrer um espalhamento, ou seja, quando uma onda.
Nesse caso uma onda sofre difracção e depois encontra duas fendas provocando novamente o processo da difracção, e isso faz com que as ondas difractadas se encontrem, gerando a interferência
Polarização
A polarização e o contrario da difracção. Uma certa transversal se propaga para frente, passa pelo polarizador e começa a se propagar linearmente.
Quando os campos eléctrico e