mod7
“ A CULTURA DO SALÃO”
- Arquitetura Rococó
Dafne Gil
Índice
Introdução……………………………………………………..3
Enquadramento Histórico……………………………………4
Desenvolvimento……………………………………………..5
Conclusão…………………………………………………….8
Bibliografia…………………………………………………….9
Introdução:
A elaboração deste trabalho deve-se ao facto estarmos abordar no modulo 7 de historia e cultura das artes o estilo rococó.
Estilo que foi desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França ,Apos a morte de Luís XVI em 1715.
A arquitetura Rococó é caracterizada pela leveza, requinte e elegância. Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.
A palavra rococó provem da palavra francesa rocaille, que significa “concha”.
Enquadramento Histórico:
O rococó surgiu em Paris na década de 1700, como uma reação da aristocracia francesa contra o Barroco suntuoso, palaciano e solene praticado no período de Luís XIV. Esta caracterizou-se pela sua natureza hedonista e aristocrática, manifesta em delicadeza, elegância, sensualidade e graça.
O rococó tinha preferência por temas leves e sentimentais, onde a linha curva, as cores claras e assimetria tinham um papel elementar na composição da obra.
Em França, onde adotou a sua forma mais típica e onde mais típica e onde mais tarde foi reconhecido como património nacional, o Rococó depois definiu-se pela Europa, mas alterando significativamente os propósitos e mantendo do modelo francês apenas a forma externa, como importantes centros de cultivo na Alemanha, Inglaterra, Áustria e Itália, com algumas representação também em outros locais, como a Península Ibérica, os países eslavos e nórdicos, chegando ate América.
O rococó sendo um movimento artístico europeu, aparece primeiro