Europa
A POPULAÇÃO ABSOLUTA E DENSIDADE POPULACIONAL DA EUROPA
Apesar de ser um dos continentes de menor dimensão, a Europa tem uma população bastante numerosa para o território pelo qual se distribui. Os mais de 700 milhões de europeus distribuem-se de uma forma muito desigual, observando-se na Europa áreas com grande concentração da população que contrastam nitidamente com os quase «vazios humanos» que também se encontram neste continente.
Ao compararmos a distribuição da população pelos diferentes países europeus, reconhecemos com facilidade que um pequeno número de países alberga a maior parte da população. Destacam-se, assim, por ordem de importância da população, a Rússia, a Alemanha, a França, o Reino Unido, a Itália e a Ucrânia, que, em conjunto, representam cerca de 62% da população europeia.
Além de considerarmos as diferenças no valor da população absoluta entre os diferentes países europeus, devemos igualmente referir que no interior de quase todos eles se registam contrastes acentuados na distribuição da população.
Taxa de Natalidade, Fecundidade, Mortalidade e Mortalidade Infantil, Esperança de Vida e Estrutura Etária
Todos os países europeus apresentam taxa de natalidade baixa demais para manter seu actual nível populacional. Três quartos dos europeus vivem em países com taxa de natalidade média abaixo de 1,5 filho por mulher.
Os países com taxas acima de 1,7 filho por mulher são França, Reino Unido, Irlanda e Escandinávia, com médias entre 1,7 e 2,0.
Assim, para melhor se compreender a distribuição da população, relaciona-se o total de habitantes com a superfície por onde se distribui, obtendo-se o valor da densidade populacional.