fenomenos luminosos
Considerada uma verdadeira guerra mundial, a Segunda Guerra foi consequência de um conjunto de continuidades e questões mal resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial. Os confrontos foram divididos entre duas grandes coalizões militares: os Aliados, liderados por Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética; e o Eixo, composto pela Itália, Alemanha e Japão.
Em consequência de suas maiores dimensões, os conflitos foram desenvolvidos na Europa, Norte da África e países do Oceano Pacífico. No período entre 1918 e 1939, a economia mundial sofreu um grande abalo gerado pela crise de 1929. Na época, a economia dos EUA financiava e fornecia produtos às principias nações europeias atingidas pelos conflitos da Primeira Guerra Mundial. Além disso, a miséria de algumas nações, como no caso da Itália e da Alemanha, propiciou a ascensão de grupos políticos nacionalistas de extrema-direita. Ao mesmo tempo, as disputas imperialistas ainda dominavam a concorrência da economia mundial.
ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE A 2º GUERRA MUNDIAL
Acções principais: De Setembro de 1939 a Junho de 1940 aconteceu a “guerra de mentira”. A partir de Junho de 1940, as acções foram marcadas pela rápida ofensiva das forças nazistas. Foi a chamada guerra-relâmpago (Blitzkrieg) sobre as linhas de defesa adversárias, estratégia marcada pelo avanço veloz dos veículos blindados (Panzers), apoiados pelos bombardeios da força aérea alemã (Luftwaffe) e a chegada, por último, das tropas de ocupação.
A Liga das Nações, órgão instituído para manter a paz entre as nações, não conseguiu cumprir o seu papel, e esfacelou mediante a corrida militarista preparada pelas nações inconformadas pela hegemonia política e militar exercida pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial. Sem possuir uma única razão, essa guerra foi consequência do exacerbado desenvolvimento industrial das nações europeias. De certa forma, levando em