Os fen menos luminosos e sua import ncia para a ci ncia e para a t cnica

1116 palavras 5 páginas
TEMA: Os fenómenos luminosos e sua importância para a ciência e para a técnica

INTRODUÇÃO

Eventos luminosos transientes (conhecidos pela sigla TLE, do inglês: transient luminous events), são electro meteoros caracterizados por emissões ópticas de curta duração, em geral de luminosidade muito menor do que o comum relâmpago, que se desenvolvem na média e alta atmosfera por cima de trovoadas activas. Estes fenómenos, que se distribuem em altitude desde a parte superior da troposfera até à ionosfera, são o reflexo dos desequilíbrios electrostáticos gerados pelas descargas, em particular pelas descargas nuvem-solo, e da propagação pela ionosfera do pulso electromagnético (EMP) resultante das enormes correntes eléctricas transientes que em microssegundos percorrem os canais de descarga. As intensas descargas positivas nuvem-solo, que por vezes transferem mais de 100 Coulomb de carga positiva para o solo, aparecem frequentemente associadas a estes fenómenos.

DESENVOLVIMENTO

O que é a luz? A luz tal como o som é um fenómeno de natureza ondulatória. A luz é uma radiação electromagnética, que se propaga através de diferentes meios materiais, como o ar ou a água e também se propaga através do vazio. Existem alguns tipos de sólidos (chamados de opacos) que não se deixam atravessar pela luz. Ao longo dos anos, muitos cientistas procuraram respostas para esta questão. Nem sempre concordaram, nem sempre chegaram às mesmas conclusões. Surgiram duas teorias, suportadas por diferentes experiências e diferentes cientistas que são actualmente válidas, uma vez que a luz tanto se pode comportar como uma onda em determinadas ocasiões como também se pode comportar como uma partícula noutras. Essas duas teorias são:
Teoria corpuscular da luz - Considera que a luz é constituída por pequenas partículas - chamadas fotões - de características muito especiais.
Teoria ondulatória da luz - Considera

Relacionados

  • Historia da radiologia
    17619 palavras | 71 páginas
  • Radiologia
    17662 palavras | 71 páginas
  • ED Imagetica
    5623 palavras | 23 páginas