Experimento determina o da acelera o da gravidade
Física Experimental I
Determinação da Aceleração da Gravidade
FÍSICA EXPERIMENTAL I
Prof. Me. Thiago da S. T. Alvarenga
Alunos: Deborah de Andrade Sampaio; Bettina da Silva Vieira e Luis Felipe Corrêa de Carvalho Junior.
Turma: 3193
INTRODUÇÃO
Conceito de Movimento Uniformemente Variado
Movimento uniformemente variado (MUV) é o movimento em que a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. MUV é, portanto, aquele movimento em que a velocidade escalar sofre variações sempre iguais em intervalos iguais.
Em consequência, a aceleração escalar instantânea do movimento é constante. A aceleração escalar média, portanto, é igual à aceleração escalar em qualquer instante.
Movimento uniformemente variado (MUV)
Função horária do MUV
Função horária da velocidade
Podemos obter a função da velocidade escalar do MUV aplicando o conceito de aceleração escalar média.
Assim, sendo v0 a velocidade escalar inicial (no instante t0 = 0) e v a velocidade escala num instante posterior t, temos:
Obs.: Na fórmula da função horária da velocidade do MUV, a velocidade escalar inicial v0 e a aceleração escalar são constantes para cada movimento.
Dinâmica A dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos dos corpos, analisando as causas que explicam como um corpo em repouso pode entrar em movimento, como é possível modificar o movimento de um corpo o como um corpo em movimento pode ser levado ao repouso.
Com o entendimento da gravidade, vieram o entendimento de Força, e as três Leis de Newton.
Na cinemática, estuda-se o movimento sem compreender sua causa. Na dinâmica, estudamos a relação entre a força e movimento.
As Leis de Newton
Princípio da Inércia: Primeira Lei de Newton Baseado nos trabalhos de Galileu e de Johannes Kepler, Isaac Newton estabeleceu três princípios e a partir deles desenvolveu a teoria sobre os movimentos dos corpos, denominada Mecânica Clássica, e também conhecida como Mecânica Newtoniana. Os