Determinação da intensidade do campo gravitacional terrestre
Experimento 2
Determinação da intensidade do campo gravitacional terrestre
Aluno(s): Heitor Augusto / Daniel Victor
Ministrante: Bruno B. Camêlo
Disciplina: Física Experimental
Período: 3º
Turma: 1201
Junho/2013
INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste experimento é determinar a intensidade do campo gravitacional terrestre local a partir de um sistema baseado num pêndulo simples, que terá determinado seu período de oscilação. Sabe-se que a aceleração da gravidade é a intensidade do campo gravitacional naquele ponto ou simplesmente a aceleração sentida por um corpo em queda livre. Ao nível do mar a aceleração da gravidade é medida em 9,80665 m/s², mas normalmente adota-se g = 9,810 m/s².
Através de medidas do período e dos comprimentos do pêndulo determinaremos o valor da aceleração da gravidade local.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível (que não estica) de comprimento L, tendo na sua extremidade inferior uma esfera de massa m; a extremidade superior é fixa em um ponto, permitindo a oscilação do corpo livremente. Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio e solto, sofre ação da força peso que o faz oscilar, apresentando um movimento periódico. Chama-se movimento harmônico qualquer movimento que se repete a intervalos regulares de tempo. As forças que atuam sobre a esfera são: a força peso p e a força de tração T ( força exercida pelo fio sobre a esfera ).
Figura . Exemplo de Pêndulo Simples
Fonte: www.sofisica.com.br
Uma vez que o pêndulo simples é um sistema mecânico caracterizado apenas pelos parâmetros L e m, pode-se investigar como eles afetam o período T de oscilação do pêndulo. Além disso, outro fator que pode afetar o período do pêndulo é a amplitude A