FINANCEIRA
Departamento de Administração – DAD
Vydima Amora Nunes Batista Oliveira Lima
Administração de Recursos Humanos II – Equipamento de Proteção Individual
Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs, conforme descrição encontrada na Wikipédia são quaisquer meios ou dispositivos destinados a serem utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade.
Ambos os artigos preocupa-se em conceituar o que é equipamento de proteção individual, como também de explicar sua origem/uso e acidente do trabalho. No artigo, escrito pelas duas arquitetas refere-se a um estudo de caso - Causas da Resistência ao Uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) na construção civil e o segundo, desenvolvido por alunos da Universidade Federal de Sergipe por intermédio de Administração de Recursos Humanos II, trata de forma abrangente o assunto ao definir, elucidar sua origem, sua importância, quais os tipos de E.P.I. ‘s e também acerca de acidente no trabalho.
Nos dois textos, pode-se dizer que um é o complemento do outro. O texto desenvolvido pelos alunos da Universidade Federal de Sergipe mostra logo em seus primeiros parágrafos, o que é um equipamento de proteção individual e a questão das empresas cumprirem o artigo 157 da CLT no qual devem cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho, treinar o empregado, através de ordens de serviço, quanto às precauções a serem tomadas no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças profissionais. Além do mais, o empregador é obrigado a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.
Em especial, o texto desenvolvido pelas arquiteta e a engenheira chamou mais atenção por trazer um fato mais comum à realidade da Segurança no Trabalho o incômodo que os trabalhadores têm de usar o equipamento de proteção e a falta de