fisica optica
Neste trabalho vamos mostrar o que é óptica, primeiramente devo explicar que existem vários tipos de óptica, os mais importantes são: A óptica geométrica que é a parte da óptica que estuda os fenômenos luminosos.
Óptica
Os fenômenos relacionados à óptica são conhecidos desde a antiguidade. Existem registros de que, em 2.283 a.C, já eram utilizados cristais de rocha para observar as estrelas. Na Idade Antiga, na Assíria, já havia a lente de cristal; e, na Grécia, utilizava-se a lente de vidro para obter fogo.
O grande salto no estudo da óptica ocorreu no século XVI. Galileu Galilei apresentou o primeiro telescópio, em 1609, e Snell Descartes chegou à Lei da refração. O trabalho mais importante dessa época foi a medição da velocidade da luz, o valor encontrado foi c = 3,08.1010 cm/s, obtido por Bradley, em 1728. E Fermat descreve a trajetória de propagação da luz pelo seguinte conceito “A trajetória seguida pela luz viajando de um ponto a outro é tal que o tempo de viagem é o mínimo. Isto é, a luz percorre a trajetória mais rápida.” O fato de a trajetória ter uma menor distância não quer dizer que ela é necessariamente a trajetória de menor tempo.
Usando um conceito a nível superior podemos encontrar o tempo utilizando à integral: Onde: ds - é um elemento infinitésimo de comprimento.
A - é o inicio da trajetória da luz
B - é o fim da trajetória da luz
Outro importante nome para a evolução dos estudos sobre a Óptica foi o de Huygens, que, em 1678, apresentou a hipótese de que a luz seria uma onda. Isaac Newton também deixou suas contribuições na área, entre elas a teoria da variação do índice de refração da luz pela variação da cor, que pode ser observada na dispersão da luz ao passar por um prisma. O fato de se considerar apenas a natureza corpuscular da luz representou um atraso nos estudos da óptica. Somente em 1801 que Young realizou a experiência da interferência da luz, explicando-a a