fisica optica
CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS
ANTÔNIO CARLOS DA SILVA JUNIOR
MONIQUE FRANCO SOUSA
JESSICA NEIVA PEREIRA
FÍSICA ÓPTICA
PARACATU
2013
FACULDADE NOROESTE DE MINAS GERAIS
Física Óptica
Trabalho de final de semestre para avaliação da disciplina de Física II.
Professor: Msc FREDERICO BRITO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. REFLEXÃO E REFRAÇAO DA LUZ 05
3. NATUREZA DA LUZ 06
4. FORMAÇÃO DE IMAGENS EM ESPELHOS ESFÉRICOS .07
5. CONCLUSÃO .13
6. REFERÊNCIAS .14
INTRODUÇÃO
Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. A óptica explica os fenômenos da reflexão, refração e difração. O estudo da óptica divide-se em duas partes:
Óptica geométrica: nessa parte são estudados os fenômenos ópticos relacionados às trajetórias seguidas pela luz. Para isso é necessária a noção de raio de luz e as leis que regulamentam o mais variado comportamento desses raios de reflexão e refração .
Óptica física: é a parte da óptica que estuda os fenômenos ópticos, levando em consideração a teoria sobre o comportamento e a composição da luz.
Essa parte da física é muito presente no cotidiano, sua aplicação vai desde o uso dos óculos ao uso dos mais eficientes e sofisticados equipamentos utilizados para pesquisas científicas como, por exemplo, os aparelhos de telescópio e microscópio. São algumas das aplicações da óptica.
Palavras chaves: óptica, refração, reflexão, natureza da luz, espelhos esféricos.
REFLEXÃO E REFRAÇÃO
Para o autor, Raymond A Serway do livro de física e óptica ,embora as ondas luminosas se espalhem ao se afastar de uma fonte, a hipótese de que a luz se propaga