Fenomenos Superficiais
OBJECTIVOS
Objectivos Gerais
Saber o que são tensões superficiais.
Objectivos Específicos
Definir alguns aspectos teóricos acerca tensões superficiais;
Dar a conhecer a ocorrência das tensões superficiais;
Falar dos seus tipos e as relações com outros fenómenos superficiais.
INTRODUÇÃO
O trabalho irá abordar os fenómenos superficiais, estes fenómenos normalmente ocorrem quando as moléculas estão unidas por uma forças de coesão ou forças adesivas.
Este trabalho encontra se em partes que se doa uma parte dos conhecimentos em causa. Desde o conceito e propriedades dos fenómenos superficiais, ou seja os conceitos das tensões superficiais e capilaridade e suas propriedades e os diferentes tipos de absorção, com mais foco em absorção de sólidos e físico-química.
A tensão superficial surge nas interfaces entre dois fluídos (gás-liquídos ou liquídos-liquídos) ou entre um fluido e um sólido (sólido-gás ou sólido-liquído), e esta directamente relacionada com a capacidade de penetração dos dissolventes no interior dos corpos porosos.
A capilaridade resulta entre as forças de tensão superficial e as forças adesivas o líquido sobe no tubo quando as forças adesivas são maiores que as forças de coesão.
Assim esperamos que com este manual venha adquirimos os conhecimentos não só para o grupo como também para haver oportunidade de usarem o manual com o tema em epígrafe.
1. FENÓMENOS SUPERFICIAIS
1. Conceito
Fenómenos Superficiais ocorrem quando as moléculas estão unidas por uma força de coesão ou de forcas adesivas na superfície do líquido num recipiente.
Forças de coesão: às forças que ocorrem entre as moléculas do líquido.
Forças adesivas: às forças que ocorrem entre as moléculas diferentes de um líquido. 2. Relação de forças de coesão e forças adesivas No caso em que as forças adesivas são superiores às forças de coesão, o líquido sobe pelas paredes do recipiente. Diz-se que o líquido molha a