propriedades dos fluidos
O presente trabalho é sobre Propriedade Dos Fluidos, no qual realizamos, experiências em três etapas. Em cada uma adotamos uma prática diferente, e obtivemos os resultados relatados na obra. Esta organizado em três fazes, na primeira identificamos a tensão superficial, na segunda o fenômeno da osmose e por fim a capilaridade. A metodologia utilizada foi o protocolo experimental, enriquecida pela orientação do docente e pesquisas bibliográficas. O trabalho a seguir teve como objetivo mostrar a existência e importância da tensão superficial, da osmose e capilaridade nos fluidos. Permitindo verificar as propriedades associadas ao fenômeno a passagem de um solvente por uma superfície semipermeável. Podemos verificar microscopicamente cada mudança de estado, tanto referente a osmose como a capilaridade, feito isso relatamos desde o momento em que os líquidos estavam em estado normal, até acontecer de fato o fenômeno Osmose e Capilaridade.
2. RELATORIO DOS PROCEDIMENTOS
1º Procedimento (Tensão superficial)
Neste primeiro experimento testamos a tensão superficial utilizando o enxofre nos seguintes líquidos: água destilada, urina, álcool, e éter. Na tabela abaixo podemos notar quais deles houve a tensão superficial, que ocorre devido a uma camada na face do líquido, que faz a sua superfície ter um comportamento como se fosse uma proteção, e com isso faz com que alguns objetos não afundem isso ocorre por causa das moléculas de água que exercem interação ente si.
TABELA
Água Destilada
Tensão Superficial
Urina
Tensão Superficial
Éter
Coesão superficial
Álcool
Coesão superficial
2º Procedimento (Osmose)
Neste experimento pode se visualizar como ocorre a osmose, na primeira parte retiramos uma parte do tecido da cebola entre os catafilos e colocamos em uma lamina, pingamos água normal e observamos no microscópio que não teve nenhuma alteração, já quando pingamos 02 gotas de solução salina e esperamos