Fenomenologia do Ethos
“A Ética alcança, assim, seu estatuto de saber autônomo, e passa a ocupar um lugar preponderante na tradição cultural e filosófica do ocidente.” (Vaz, pg 13)
E quem nunca ouviu falar em ética?
O mais recorrente é ouvir alguém dizer: Isto ou aquilo é antiético, ou fulano de tal não foi ético em suas decisões!
Pois bem, segundo pesquisa referente ao pensamento de Vaz, desde os 80 que o termo ética começou a ser usual para contextualizar uma cultura contemporânea.
Hoje se ouvi muito dizer-se sobre ética em vários setores do saber, e principalmente na medicina e no direito. A ética é uma postura social cobrada em toda profissão, mas tal cobrança fica mais evidente nos meios de comunicação e na ceara política. Enfim a ética é a grande bola da vez, embora não seja ela uma recém-nascida, pois remonta os estudos sobre o termo ética desde os tempos de Aristóteles segundo escritos de Vaz.
A definição de ética é um pouco contundente, por isso esse trabalho será dividido em tópicos, para um melhor entendimento do que seria ética na visão de Vaz e alguns filósofos que se fizer necessário fazer menção e citação para compreensão do tema proposto.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 - O que é Ethos?
Para uma definição mais simples e ao alcance do entendimento de qualquer pessoa poderíamos definir ethos como uma palavra de origem grega, que significa "caráter moral". É usada para descrever o conjunto de hábitos ou crenças que definem uma comunidade ou nação.
Nesse mesmo contexto, poderíamos dizer que na Sociologia e Antropologia, o ethos viria para definir costumes e traços.
“Na retórica, o ethos é um dos modos de persuasão ou componentes de um argumento, caracterizados por Aristóteles. O ethos é a componente moral, o caráter ou autoridade do orador para influenciar o público. As outras componentes são o logos (uso do raciocínio, da razão) e o pathos (uso da emoção).” (http://www.significados.com.br/ethos/)
O termo ética do