Filosofia
Distinguir Verdade e Validade
A Verdade ou Falsidade são valores lógicos, a considerar apenas a nível dos juízos e proposições. Esta resulta do facto do conteúdo se verificar ou não na realidade, isto é, se a proposição se verificar na realidade, então é considerada verdadeira; se a proposição não se verificar na realidade, é considerada falsa.
Já a Validade situa-se a nível dos argumentos e raciocínios. Um raciocínio é considerado válido, se a ligação entre as proposições estiver devidamente encadeada, caso contrário (se a ligação entre as proposições não estiver devidamente encadeada), o raciocínio é considerado inválido.
Porém, à Lógica apenas interessa a consideração formal dos argumentos, ou seja a lógica formal avalia a forma independentemente do seu conteúdo.
É por isso que a verdade e validade são conceitos independentes.
Lógica clássica/aristotélica
Figuras e modos do Silogismo
As figuras e os modos do silogismo são critérios de classificação dos silogismos.
As figuras resultam da posição do termo médio nas premissas. Os modos resultam da qualidade (afirmativa ou negativa) e da quantidade (universal ou particular) das proposições, por isso, para cada proposição são quatro as variações possíveis - A, E, I e O.
No que se refere ao lugar ocupado pelo termo médio (M) nas premissas podemos encontrar as seguintes alternativas:
1ª figura
M P
S M
S P
2ª figura
P M
S M
S P
3ª figura
M P
M S
S P
4ª figura
P M
M S
S P AS REGRAS DO SILOGISMO 1 – O silogismo tem três termos e só três termos. 2 – Nenhum termo pode ser mais extenso na conclusão do que nas premissas. 3 – A conclusão não deve conter nunca o termo médio. 4 – O termo médio deve ser tomado pelo menos uma vez universalmente. 5 – De duas premissas negativas nada se pode concluir. 6 – De duas premissas afirmativas não se pode