Fenomenologia do ethos
-Que é ética? A filologia da palavra ética nos serve de orientação para seu sentido originário.
*Ética vem do grego ethos. Essa palavra se escreve de duas formas: com eta, (a letra e em tamanho pequeno) e como epsilon (a letra E em tamanho grande).
-Ética: Grego= duas grafia.......ethos/Ethos
-ethos: morada, abrigo permanente- animais/homens
-No âmbito da natureza, o ser humano delimita uma porção dela e aí constrói uma morada. *A morada o enraíza na realidade, dá-lhe segurança e permite a ele sentir-se bem no mundo.
*Ela não é dada ao homem, mas tem que ser construída pela atividade humana. Obra da cultura. Ela deve ser cuidada, melhorada.
-O ethos não é algo acabado, mas algo aberto a ser sempre feito, refeito e cuidado.
-ethos se traduz por ética. É uma realidade da ordem dos fins: viver bem, morar bem.
-Ética tem a ver com fins fundamentais (como morar bem, com valores imprescindíveis (como defender a vida), com princípios fundadores de ação (dar de comer a quem tem fome etc...)
-Para Platão o centro do ethos é o bem, pois somente ele permite que alcancemos nosso FIM, que consiste em sentirmo-nos bem em casa. E nos sentimos bem em casa (temos um ethos, realizamos o fim almejado) quando criamos mediações adequadas, como hábitos, certas normas e maneiras constantes de agir.
-Para Aristóteles, o centro do ethos (moradia) é a auto-realização do cidadão em sua dimensão pessoal e social. Esse FIM, a autonomia, realiza-se por intermédio de mediações, tais como hábitos, virtudes e estatutos jurídicos.
-Ethos (mediações): Significa os costumes, o conjunto de valores e de hábitos consagrados pela tradição cultural de um povo.
-Ethos: como o conjunto dos meios ordenados ao FIM (bem/auto realização) se traduz por moral.
-Latim: Mos/mores = significa os costumes e valores de uma determinada cultura. Como são muitos próprios de cada cultura, tais valores e hábitos fundam várias morais.