wffefe

350 palavras 2 páginas
INFLAMAÇÃO
A inflamação elimina tudo que é estranho ao organismo, como patogenos e tecidos lesados. É uma resposta protetora direcionada para eliminar a causa inicial da lesão, bem como as cels etecidos necróticos que resultam do insulto inicial. Ela dilui, destrói ou neutraliza os agentes nocivos. Ajuda no processo de cicatrização da ferida. Participa da imunidade inata.
Reação inflamatóriatb pode causar danos. Pode haver lesão de tecidos normais através de seus componentes.
Cels de defesa circulam pelo sangue e quando há uma lesão, estas são direcionadas para estes locais. Ainflamação pode ser aguda (inicio rápido, curta duração e é a exsudação de liquido e prots plasmáticas, leucócitos e neutrófilos) ou crônica (duração mais longa e é o influxo de linfócitos e macrófagos comproliferação vascular e fibrose – cicatrização). A inflamação crônica se dá quando o agente lesivo não pode ser eliminado rapidamente.
INFLAMAÇÃO AGUDA
Resposta rápida à lesão ou a micróbios ou substestranhas, que leva leucócitos e prots plasmáticas para os locais lesionados. Os leucócitos removem os invasores e inicia a digestão e se livra dos tecidos necróticos.
- Alterações vasculares:vasodilatação e aumento fluxo sanguineo e aumento da permeabilidade vascular (permite que prots plasmts deixem a circulação);
- Eventos celulares: emigração de leucócitos da microcirculação e seu acumulona lesão.
Estimulos para a inflam aguda
Infecções, trauma (cortes e queimaduras), necrose tecidual, corpos estranhos, reações de hipersensibilidade.
Alterações vasculares
- Altrç no fluxo ecalibre vasculares: iniciam-se rapidamente após lesão ou infecção, mas se desenvolvem em velocidades variáveis (vai depender da gravidade do estimulo inflamt.)
De inicio há uma vasoconstriçao, que durasegundos, e depois ocorre vasodilatação das arteríolas (aumenta fluxo sang e abre leitos capilares). É o que causa o RUBOR (vermelhidão) e o CALOR.
A microcirculação se torna mais permeável e

Relacionados