Fenda Dupla
A experiência da dupla fenda consiste em deixar que a luz visível se desfragmente através de duas fendas, produzindo bandas num intensificador de imagem. As bandas formadas, ou padrões de interferência, mostram regiões claras e escuras que correspondem aos locais onde as ondas luminosas interferiram entre si construtivamente e destrutivamente.
Ao passar pelo feixe de elétrons por uma destas fendas, com a outra fechada, obtemos numa tela plana colocada atrás da fenda uma certa figura de distribuição das intensidades; da mesma maneira obtemos outra figura semelhante à primeira abrindo a segunda fenda e fechando a primeira.
Isso pode ser explicado simplesmente se for observado que em pontos mais distantes do lado direito da figura chegam primeiro do que as ondas do lado esquerdo ocasionando um atraso no comprimento de onda original(que estavam exatamente sobrepostos no ponto central entre as fendas) gerando uma destruição ou construção da luz.
O experimento da fenda dupla é um dos mais intrigantes que temos acesso em um primeiro contato com a teoria quântica, pela sua complexidade técnica. Qualitativamente ele mostra a