dupla fenda
Dupla Fenda
SUMÁRIO
Neste relatório vamos debruçar-nos na utilização do fenómeno de interferência devido a uma fenda dupla, tendo como objetivo determinar experimentalmente o comprimento de onda da luz emitida por um laser.
Será de extrema importância dar o conhecimento de que durante a realização das medições práticas é necessário efetuar varias medições, para se obter um valor mais próximo do real. Deste modo , é muito importante sermos o mais cuidadosos possíveis na determinação dos valores , para que o nosso resultado posso ser preciso e exato.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A difracção e interferência são dois fenómenos característicos do movimento ondulatório. A difracção é observável quando uma onda (neste trabalho, a luz de um laser) é desviada em várias direcções por um obstáculo cujas dimensões são comparáveis ao seu comprimento de onda.
O fenómeno de interferência observa-se quando existe a sobreposição de dois ou mais movimentos ondulatórios, coincidentes no espaço e no tempo. No padrão de difracção e interferência de uma fenda dupla, os máximos e mínimos observados (franjas de interferência) estão associados à distância entre fendas, d. A modulação da intensidade (envelope devido à difracção) está relacionada com a largura de cada fenda, a.
Assim para uma fenda dupla cuja distância entre fendas ‘d’ é conhecida, se variarmos a distância L e medirmos o valor de xn correspondente (distância entre o máximo central e o máximo de ordem n), é possível verificar a relação entre xn e L, e determinar o comprimento de onda do laser.
Partindo da equação anterior, é possível obter uma outra expressão que relaciona a distância Xn entre máximos de interferência com ordens que diferem de n.
Através da linearização da expressão anterior irá obter-se uma expressão do tipo, que irá ser fundamental na análise de resultados que iremos abordar mais adiante: x=L.(nλ)/d em que ; ; e