Dupla fenda
Objetivos: * Determinar experimentalmente o comprimento de onda da luz emitida por um laser, utilizando o fenómeno de interferência devido a uma fenda dupla. * Incidindo um laser numa fenda dupla, pretendemos estudar o seu comportamento depois de sofrer os fenómenos de difração e interferência. Explicação teórica:
- A luz tem um carácter ondulatório e corpuscular. Este último permite explicar os fenómenos de refração e reflexão. Por outro lado, a natureza ondulatória da luz pode ser investigada por fenómenos de difração e interferência.
- A difração é a propriedade que as ondas têm de contornar obstáculos ou passar por um orifício (tendes este dimensões que se aproximam do seu comprimento de onda), acontecendo em todos os fenómenos aleatórios. Para observarmos este fenómeno teríamos que fazer uma experiência semelhante a esta mas com só uma fenda.
- O fenómeno de interferência observa-se quando existe a sobreposição de dois ou mais movimentos ondulatórios, coincidentes no espaço e no tempo. Por exemplo, uma onda difratada por duas fendas, dá origem a um conjunto de ondas que interferem entre si criando um padrão que combina os fenómenos de interferência e difração. (irá ser mostrado à frente)
Preparação do trabalho:
- A) ii) Partir da equação e obter uma expressão que relaciona a distância entre máximos de interferência com ordens que diferem de s e respetiva linearização.
Xs: distância entre o máximo central e o máximo de ordem s s: máximo de ordem s λ: comprimento de onda. d: distância entre as fendas. L: distância da fenda ao alvo.
B) Admita que manterá o valor de s constante e que variará L. Explique sucintamente como proceder para verificar experimentalmente a expressão anterior, e assim determinar o valor de λ .
C) Esquema da montagem experimental. Como os ângulos são muitos pequenos, podem-se desprezar.
D) Padrão de interferência – difração.
E) Valores de distâncias fenda-alvo e distância