Feedback 360º
Feedback: Porque e como avaliar as pessoas na sua empresa (Feedback 360º).
Posted by Ivan Luis Seibel
Capital humano é o que move as empresas. Caso você não acredite nisso, não prossiga com a leitura, pois não é minha intenção convencer ninguém de que as pessoas são o bem maior dentro de uma empresa.
Se uma empresa tem a intenção de se inserir em um ambiente global de competitividade, ela precisa investir no seu capital humano. Ela terá que criar “corpo” para entrar na briga com as demais empresas que já estão no mercado há mais tempo.
Quando falamos de capital físico sabemos exatamente como os investimentos podem ser aplicados no intuito de aumentá-lo. Mas e quando falamos de pessoas?
O feedback é uma das ferramentas mais importantes que as empresas dispõem para aperfeiçoarem o capital humano.
Para entender melhor o significado de opinião vou usar as definições que encontrei na Wikipédia:
Feedback é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta ou eventualidade executada por ela e objetiva reprimir, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações determinadas, executadas anteriormente.
É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. Processualmente, é oriundo de uma avaliação de Monitoria
O termo feedback é muito utilizado nas organizações onde é comum o trabalho em equipe (Com hierarquias bem definidas).
No entanto, os feedbacks também são comuns em organizações de trabalho com organogramas matriciais, onde não há hierarquia definida. Segundo Mascarenhas (2007, p. 34), o Feedback deve ser uma via de mão-dupla e deve esclarecer como alcançar o desempenho esperado.
O que podemos concluir com isso é que o feedback nos auxiliará a compreender como está o capital humano para que possamos tirar proveito dos pontos fortes e melhorar os pontos mais fracos.
Os pontos fortes são os diferenciais que a empresa possui, algo que não pode ser