Economia mercantilista e fisiocrática
Este trabalho descreve a micro e pequena empresa, suas definições contábeis e mostra a contabilidade como instrumento maior da administração, sua importância para micros e pequenas empresas, principalmente a contabilidade gerencial, já que através desta o empresário pode tomar suas decisões com mais segurança. O trabalho apresenta ainda, pesquisa, onde apresenta a importância da contabilidade para a micro e pequena empresa, mostra que ao utilizar a contabilidade, ainda que apenas a contabilidade gerencial, que é a base de uma administração segura, os casos de sucesso e de “sobrevivência” dessas empresas aumentaria de maneira significativa, além de possibilitar um melhor acompanhamento do desempenho do negócio.
Este artigo também visa discutir as perspectivas das micro e pequenas empresas no Brasil no que se refere às suas possibilidades de crescimento.
Serão discutidas estas perspectivas de crescimento destas empresas, as dificuldades na definição e implementação de políticas a elas destinadas e a necessidade de se mudar o foco das políticas atuais.
Finalizando, ver o q leva essas micro, pequenas e médias empresas a uma taxa de mortalidade também crescente no país e por outro lado ver como essas micro e pequenas empresas devido a seu potencial de geração de renda e de emprego contribuem para a economia do país Assim, políticas de inovação voltadas para estas empresas podem ser um instrumento de estímulo ao crescimento e à competitividade podendo dessa forma até evitar que essas micro e pequenas empresas venham atingir ou fazer parte desse índice de mortalidade.
Palavras-chave: Contabilidade Gerencial. Microempresas. Taxa de mortalidade Crescimento das Micro e pequenas empresas.
1- INTRODUÇÃO
No Brasil a maioria dos negócios em funcionamento são constituídos de micros e pequenas empresas e por isso são de vital importância para a economia do país. Estas empresas são grandes geradoras