Fdn e fda
Em função das condições edafoclimáticas desfavoráveis, a pecuária tem se constituído, ao longo do tempo, na atividade básica das populações rurais distribuídas nos 95 milhões de hectares da região semiárida nordestina (Gherman Garcia Leal de Araújo – Embrapa Semi-Árido 2011).
Na região Nordeste do Brasil, a ovino-caprinocultura é uma importante atividade sócioeconômica, com destaque para a agricultura familiar. Atualmente, a atividade se expande com investimentos de empresários e incentivos governamentais, dotando o criatório com soluções alternativas baseadas em tecnologias regionais (QUADROS, 2005).
A importância dos ovinos e caprinos como fonte de alimentos protéicos em regiões subdesenvolvidas e em desenvolvimento tem sido enfatizada ao longo das últimas décadas (LEITE & VASCONCELOS, 2000). Segundo a FAO (2007), cerca de 40% dos ovinos e 75% dos caprinos são produzidos em países do terceiro mundo, normalmente em condições de climas tropical e subtropical.
A pesquisa em nutrição animal desempenhada, na área de produção animal, imprescindível papel, uma vez que fornece dados a respeito de ingredientes utilizados na alimentação animal e de que forma a composição dos alimentos irá afetar o seu desempenho (BERCHIELLI et al., 2006)
Neste contexto, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Semiárido, Universidades e empresas estaduais de pesquisa agropecuária procuram proporcionar avanços tecnológicos obtidos no âmbito da alimentação de ruminantes em pastejo, com informações baseadas em pesquisas e demonstrar que o uso planejado e diversificado de opções forrageiras, nativas ou introduzidas, pode aumentar a chance de sucesso dos sistemas de produção pecuária.
2. DESENVOLVIMENTO
O estágio foi realizado na Embrapa Semiárido, localizada em Petrolina – PE, na área de nutrição animal, sob a orientação de Tadeu Vinhas Votollini. Teve início em 11 de janeiro de 2011 e término em 11 de fevereiro de 2011, com uma carga horária de